quinta-feira, 5 de junho de 2008
Repensando o ambiente escolar
PROJETOS E AMBIENTES INOVADORES
(Autores: Fernando José de Almeida; Fernando Moraes Fonseca Júnior)
As características de um ambiente inovador
A criação de uma ambiente inovador tem como característica transformar a realidade, possibilitando novas maneiras de vivências. No entanto, a transformação de um ambiente pode trazer consequencias positivas e/ ou negativas.
O papel da escola frente a estes ambientes inovadores
A função das instituições escolares frente a aparição de ambientes inovadores é realizar mudanças significativas, ou seja, trabalhar dentro de um novo paradigma de ensino. Mas para que isso ocorra de fato faz-se necessário a reorganização do currículo, capacitação de professores é preciso que a escola se transfoeme como um todo. Porém sabemos que as mudanças não acontecerão de um dia para o outro, uma vez que as mudanças nas instituições de ensino levaram muito tempo para se modificarem.
A necessidade de projetos frente à atual sociedade
A atual sociedade marcada por constantes transformações no setor econômico, político e social refletidas na educação requer dos dos profissionais da educação novas posturas pedagógicas, ou seja quer cidadão que observem sistematicamente os fatos, analise-os e procure de alguma forma tentar interferir na realidade
O desenvolver projetos de aprendizagem pautados na ética é o desafio para construção de um novo ambiente de aprendizagem na qual competências, habilidades e conhecimentos possam florescer.
O papel da negociação no ambiente escolar e no trabalho com os alnos na sala de informática (STE)
Os ambientes de aprendizagem se encontrarão dentro de uma sociedade de negociação, composta por conflitos, deseinformações e desencontros devido à sua complexidade e à multiplicidade.
Nesse sentido, devemos aprender a admitir e a entender as tensões uma vez que elas existem e precisam ser levadas em consideração.
A construção de uma sociedade melhor é tarefa de todos e não penas do governo. O alicerce dpode começar e ser feito nas escolas, nas universidades, nas discussões no interir da sala de aula.